Quartel do Batalhão de Guarda Parsifal Barroso
Em 1923, o Dr. Ildefonso Albano, assumiu a Presidência (governo) do Estado do Ceará em substituição ao bacharel em Direito Justiniano de Serpa, o qual teve que se ausentar para fazer um tratamento de saúde na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, onde veio a falecer no dia 01/08/1923.
Durante sua curta gestão (1923-1924), Ildefonso Albano deu início em 15 de novembro de 1923 a construção do Quartel da Força Pública na Praça dos Coelhos (atual Praça José Bonifácio). Até então o Quartel da Força Pública era situado na Praça Marquês Herval (atual Praça José de Alencar). A construção do Quartel durou quatro anos, sendo inaugurado em 1927, já no governo do Desembargador Moreira da Rocha.
No governo do Dr. Carlos de Matos Peixoto (1928-1930), e durante a Interventoria Federal no Ceará do Cap EB Roberto Carneiro de Mendonça (1931-1934), o Quartel foi ampliado. Na gestão do Governador Francisco de Menezes Pimentel, por iniciativa do Secretário de Polícia e Segurança Pública, Cap EB Manoel Cordeiro Neto, foi reformado e reinaugurado no dia 25 de novembro de 1939, tendo como encarregado das obras o então Ten-Cel PM Luiz Davi de Sousa.
Com a criação da 10ª Região Militar, no dia 17 de setembro de 1942, através do Decreto nº 4.076, o Quartel da Praça José Bonifácio foi cedido pelo governo estadual para instalação do 29º Batalhão de Caçadores, passando provisoriamente o comando da Força Pública para o Quartel do Esquadrão de Cavalaria, situado no bairro de Barro Vermelho (atualmente Antônio Bezerra), onde hoje funciona o Colégio da Polícia Militar do Ceará. Após a extinção do 29º BC, o comando da Polícia Militar retornou para o Quartel da Praça José Bonifácio em 8 de agosto de 1946, permanecendo até março de 1974, quando foi transferido para novas instalações na Av. Aguanambi, no bairro de Fátima.
Oriundo da Companhia de Guarda e Policiamento (CPG), criada em 1956, o Quartel do 5º BPM foi criado através do Decreto Governamental nº 9810, de 11 de maio de 1972, sendo a unidade responsável pelo policiamento ostensivo a pé e motorizado da capital cearense, tendo como primeiro Comandante o Ten-Cel PM Gerardo de Matos Dourado.
Em 16 de janeiro de 1962, através da Lei nº 5854, recebeu a denominação de Batalhão de Guarda Parsifal Barroso (BGPB), em homenagem ao este cearense que fora Senador da República, jornalista, advogado, professor e servidor público.
Com a criação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), através da Lei nº 10.146, de 29 de novembro de 1977, o Quartel da Praça José Bonifácio passou a abrigar também diversas unidades administrativas e operacionais da Polícia Militar do Ceará, dentre elas o Comando de Policiamento da Capital, Comando de Policiamento do Interior, 5º BPM, Diretoria de Ensino, Diretoria de Finanças, Banda de Música Major Xavier Torres, Assessoria Comunitária, Movimento de Promoção Social, Serviço de Capelania da PMCE, Presídio Militar e o recém instalado Institudo Histórico e Cultural da PMCE.
FONTE: MUSEU VIRTUAL PM-CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário